IDEB
O que é o IDEB É o principal indicador da qualidade da educação básica no Brasil. Para fazer essa medição, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) utiliza uma escala que vai de 0 a 10. Criado pelo Instituto Nacional de Pesquisa Educacional Anísio Teixeira (Inep) em 2007, o Ideb sintetiza em um único indicador dois conceitos importantes para aferir a qualidade do ensino no país: Fluxo e Aprendizado. A partir da média do desempenho da proficiência registrado no SAEB, juntamente com a média da taxa de aprovação obtida registrada no Censo Escolar, é que se calcula o Ideb.
Qual é o objetivo do IDEB Tem um objetivo implícito de redução da desigualdade educacional. A meta é que o Brasil atinja o patamar educacional da média dos países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Foi o Inep quem estabeleceu parâmetros técnicos de comparação entre a qualidade dos sistemas de ensino do Brasil com os de países da OCDE.
Como o IDEB é calculado? O Ideb é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar realizado todos os anos, e médias de desempenho nas avaliações na prova do Saeb. A combinação entre fluxo e aprendizagem tem o mérito de equilibrar as duas dimensões: se um sistema de ensino retiver seus alunos para obter resultados de melhor qualidade no Saeb, o fator fluxo será alterado, indicando a necessidade de melhoria do sistema; se, ao contrário, o sistema apressar a aprovação do aluno sem qualidade, o resultado das avaliações indicará igualmente a necessidade de melhoria do sistema.
As metas do IDEB O Brasil possui metas claras para indicar se a educação básica do país está melhorando e avançando com qualidade. Essas metas foram instituídas em 2005 e são aferidas a cada dois anos pelo Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica). O objetivo é o Brasil alcançar a nota 6,0 até 2021, patamar educacional correspondente ao de países desenvolvidos da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). As metas são diferenciadas para todos, cada unidade, rede e escola.
A divulgação dos resultados do SAEB é dividida em três etapas: ○ divulgação preliminar: é uma etapa restrita aos gestores escolares. Por meio de um sistema eletrônico, os diretores podem consultar os resultados preliminares da avaliação em um período específico determinado em portaria. Essa consulta apresenta o quantitativo de alunos participantes, a média e a distribuição dos estudantes na escala de proficiência. ○ interposição de recursos: é possível questionar o resultado preliminar divulgado. ○ divulgação dos resultados finais: após a análise dos recursos, é feita a divulgação final, aberta ao público.
Critérios para a divulgação do IDEB da escola I - registrar, no mínimo, 10 (dez) estudantes presentes no momento da aplicação dos instrumentos; II - alcançar taxa de participação de, pelo menos, 80%(oitenta por cento) dos estudantes matriculados na etapa de ensino avaliada, conforme dados declarados pela escola ao Censo da Educação Básica 2021, considerados aqui os dados finais da Matrícula Inicial.
A importância da participação das escolas ○ Resultados fidedignos; ○ Diagnóstico após pandemia; ○ Planejamento com base em evidências; ○ Relação entre as habilidades do Saeb com os objetivos de aprendizagem do currículo; ○ (Re)adaptação dos planos, programas, projetos, etc. GLOSSÁRIO: ○ Fluxo: Média das Taxas de aprovação dos anos/séries que compõem a etapa avaliada. Esses dados são coletados no Censo escolar. Anos iniciais (1º, 2º, 3º, 4º e 5º ano); Anos finais (6º, 7º, 8º e 9º ano); Ensino médio (1ª, 2ª e 3ª série) ○ Aprendizado: Representa a média da proficiência de língua portuguesa e matemática padronizada entre 0 e 10. ○ Proficiência: São habilidades e competências que os estudantes têm em determinada área do conhecimento e etapa, obtidas a partir de avaliações externas. O estudante vai construindo sua proficiência à medida que aciona conhecimentos prévios sobre determinado assunto, sendo capaz de resolver questões esperadas para o período cursado ou avaliado.
SAEB
O que é o SAEB:
O Sistema de Avaliação da Educação Básica - Saeb é um processo de avaliação educacional em larga escala realizado periodicamente pelo Inep (a cada 2 anos). O Saeb teve início em 1990 e desde então vem coletando informações sobre o cenário educacional brasileiro, com vistas à contínua melhoria da oferta da qualidade educacional do País. Em 2005, o Saeb passou a gerar o Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), que é o principal indicador da qualidade da educação básica no Brasil e é calculado a partir de dois conceitos importantes: Fluxo e Aprendizado.
O que é avaliado no SAEB atualmente:
São avaliadas habilidades em língua portuguesa (foco em leitura) e matemática (foco na resolução de problemas). Na edição de 2019 e 2021 foram avaliadas também habilidades em ciências da natureza e ciências humanas no 9º ano do Ensino Fundamental e as habilidades em língua portuguesa e matemática no 2º ano do Ensino Fundamental de forma amostral.
Qual é a finalidade do SAEB: O Saeb oferece subsídios para a elaboração, o monitoramento e o aprimoramento de políticas públicas com base em evidências, permitindo que os diversos níveis governamentais avaliem a qualidade da educação praticada no País. ○ Avaliar a qualidade, a equidade e a eficiência da educação praticada no país. ○ Produzir indicadores educacionais para comparabilidade dos dados e construção de série histórica. ○ Desenvolver competência técnica e científica na área de avaliação educacional.
Quais são os instrumentos do SAEB e como são calculados os resultados? Por meio de testes e questionários, o Saeb reflete os níveis de aprendizagem demonstrados pelo conjunto de estudantes avaliados. Os testes do Saeb são elaborados a partir de matrizes de referência, com conteúdos associados a competências e habilidades desejáveis para cada série e disciplina. Esses níveis estão descritos e organizados, de modo crescente, de 0 a 500, em escalas de proficiência de língua portuguesa, matemática, ciências da natureza e ciências humanas, para cada uma das etapas avaliadas. Os resultados são apresentados em uma escala de desempenho capaz de descrever, em cada nível, as competências e as habilidades que os estudantes demonstram ter desenvolvido. A escala de proficiência determina o grau de desempenho dos estudantes, que deve ser interpretado para que seus níveis tenham o caráter pedagógico. Há também os questionários de contexto escolar que são respondidos pelos diretores, professores e estudantes.
Quais são os indicadores aferidos pelo Saeb? A partir da aplicação dos testes temos a proficiência, que abrange as habilidades e competências que os estudantes têm em determinada área do conhecimento e etapa, obtidas a partir de avaliações externas. O estudante vai construindo sua proficiência à medida que aciona conhecimentos prévios sobre determinado assunto, sendo capaz de resolver questões esperadas para o período cursado ou avaliado. A partir da aplicação dos questionários contextuais temos os indicadores de elementos contextuais que impactam na aprendizagem.
Como é construída a Escala de Proficiência do SAEB ○ Os níveis explicitam as competências e habilidades exigidas para cada etapa educacional avaliada. ○ Para cada uma das disciplinas, a escala é única e cumulativa, em todos os anos e séries avaliados: a lógica é a de que quanto mais o estudante caminha ao longo da escala, mais habilidades terá acumulado. ○ Portanto, é esperado que alunos do 5° ano do ensino fundamental alcancem médias numéricas menores que os de 9° ano e estes alcancem médias menores que as alcançadas pelos alunos de 3ª ou 4ª série do ensino médio. Escala de proficiência de Língua Portuguesa 5º ano do Ensino Fundamental: menor que 125 e maior ou igual a 325 9º ano do Ensino Fundamental: maior ou igual a 200 e menor que 225, e maior ou igual a 375 3ª série do Ensino Médio: maior ou igual a 225 e menor que 250, e maior ou igual a 400 Escala de proficiência de Matemática 5º ano do Ensino Fundamental: menor que 125 e maior ou igual a 350 9º ano do Ensino Fundamental: maior ou igual a 200 e menor que 225, e maior ou igual a 400 3ª série do Ensino Médio: maior ou igual a 225 e menor que 250, e maior ou igual a 450 .
Escolas privadas são analisadas de forma amostral, não tendo resultado individualizado, portanto elas não possuem Ideb próprio
Lei nº 13.005/2014, Aprova o Plano Nacional de Educação - PNE e dá outras providências.
ANEXO METAS E ESTRATÉGIAS
Meta 7: fomentar a qualidade da educação básica em todas as etapas e modalidades, com melhoria do fluxo escolar e da aprendizagem de modo a atingir as seguintes médias nacionais para o Ideb:
IDEB |
2015 |
2017 |
2019 |
2021 |
Anos iniciais do ensino fundamental |
5,2 | 5,5 | 5,7 | 6,0 |
Anos finais do ensino fundamental |
4,7 | 5,0 | 5,2 | 5,5 |
Ensino médio |
4,3 | 4,7 | 5,0 | 5,2 |